
A gestão municipal tem investido em ações contínuas para manter a cidade limpa e proteger a saúde da população. Uma parceria entre a secretaria de saúde e obras mantém trabalhadores que realizam a limpeza das ruas e promovem a coleta de entulhos nos bairros, garantindo um ambiente mais seguro e livre de criadouros para doenças.
Paralelamente, agentes de endemias e saúde intensificam as fiscalizações em terrenos baldios, notificando proprietários em locais com casos confirmados do foco do mosquito da Dengue.
Apesar dos esforços, os números preocupam. Em 2022, houve uma redução de quase 50% nos novos casos de Dengue. No entanto, nos anos seguintes, 2023 e 2024, os registros voltaram a crescer, exigindo uma resposta ainda mais firme das autoridades e da população.

Para Emerson Rodrigues, agente de saúde, um dos principais desafios no combate à Dengue é a conscientização dos moradores. “Infelizmente, ainda há quem descarte lixo de forma irregular. O lixo na rua acumula água e se torna o ambiente ideal para a reprodução do Aedes aegypti”, alerta. No caso da Malária, a vigilância na região do Ramal do Progresso é constante.
“Essa semana concluímos a limpeza e coleta de entulhos no bairro Democracia. Chegamos a retirar 5 toneladas de entulhos de alguns, bairros. Se voltarmos dois dias depois, já tem entulho amontoado de novo. É uma luta constante”, diz Francisco Arinos, secretário de obras.
Comments