
Na manhã desta segunda-feira (24), a Unidade de Saúde Maria do Socorro promoveu uma palestra com a enfermeira Nara Alatrach para conscientizar a população sobre a tuberculose, uma doença infecciosa e silenciosa, transmitida pelo ar. Embora atinja principalmente os pulmões, também pode afetar outros órgãos.
Um dos desafios no combate à tuberculose é a demora no diagnóstico, já que os sintomas podem surgir tardiamente. Quando aparecem, incluem tosse persistente (às vezes com sangue), dores no peito, perda de peso e febre. “O Quinari tem um alto índice da doença”, alertou Nara. A unidade é referência no tratamento no município.

A microcopista Ana Maria Camargo explicou que o tratamento dura seis meses e os medicamentos são oferecidos gratuitamente pelo SUS. “A partir do início do tratamento, as chances de contágio diminuem”, destacou.
Telmo Batista, 50 anos, compartilhou sua experiência ao enfrentar a doença. “Começou com um sangramento. Não sabia que poderia afetar o rim. Foram quatro anos de tratamento, mas consegui a cura graças ao acesso gratuito à medicação”, relatou.

Comments